Inicio » Blog » Como configurar dois roteadores Teltonika com VRRP, um como backup do outro?

Como configurar dois roteadores Teltonika com VRRP, um como backup do outro?

Introdução

O Virtual Router Redundancy Protocol (VRRP) é um protocolo de rede de computadores usado para seleção automática do gateway padrão para clientes em uma LAN caso o roteador mestre não esteja disponível. Neste caso, outro roteador VRRP (Backup) assume então o papel de Master mantendo assim a conexão com a Internet.

Esta página contiene una guía sobre cómo configurar VRRP en routers de la serie RUTX. Para ver la página del manual de VRRP para los routers RUTX, haga clic aquí.

Se você quiser saber mais sobre como o protocolo VRRP funciona, leia este artigo .

Topología

A topologia mínima em uma rede LAN com dois roteadores de saída com VRRP mínimo é a descrita na figura a seguir.

Topologia de rede VRRP

Os roteadores e o PC são conectados através de um switch no mesmo segmento de rede (192.168.1.0/24). O objetivo do protocolo VRRP é fornecer uma conexão de Internet ao PC através do roteador Backup em caso de problemas com o roteador Master.

Configuração dos roteadores

Nos roteadores Master e Backup teremos que criar uma instância VRRP através do menu Services – VRRP. Se não virmos este menu, teremos que alterar o modo de configuração para Avançado

Configurações do modo avançado

Criamos a instância com qualquer nome, clicamos em Adicionar e depois em Editar para editá-la.

Adicionar uma instância VRRP

A configuração é idêntica no roteador Master e Backup. A única diferença está no parâmetro Priority que ambos os roteadores trocam para determinar qual roteador atua como entrada Master. Portanto, deixaremos o valor 255 para o roteador Master e configuraremos um valor menor no roteador Backup. O VRRP permite mais de dois roteadores e, portanto, mais de dois roteadores também no modo Backup ou Stand-by. Se quisermos adicionar um terceiro roteador como segundo backup do primeiro roteador de backup, teremos que configurar um valor de prioridade ainda menor para ele.

O parâmetro Virtual ID deve ser o mesmo em todos os roteadores, assim como o endereço IP (192.168.1.253). Este será o endereço IP virtual que o roteador atuando como Mestre apresentará à rede como um gateway para a Internet.

Finalmente, teremos que configurar a seção Verificar conexão com a Internet onde configuraremos o mecanismo que os roteadores usarão para determinar quando eles não têm conexão com a Internet e, neste caso, notificar os outros roteadores VRRP do mesmo grupo ou ID Virtual para que o Próximo em prioridade, assuma o papel de Mestre e atue como um gateway para a Internet para dispositivos na LAN. Basta digitar um endereço IP público que sempre responde a pings como os servidores DNS do Google (8.8.8.8).

Configurações de detecção de conexão com a Internet

Configuração em computadores LAN

Os computadores devem ser configurados com um IP estático e o endereço 192.168.1.253 configurado nas instâncias VRRP como gateway.

Não podemos usar o DHCP porque os servidores DHCP dos roteadores do grupo VRRP nos forneceriam seu endereço LAN como seu gateway e não o endereço do gateway virtual VRRP.

Teste e solução de problemas

Para verificar o correto funcionamento dos roteadores VRRP, basta iniciar um ping para a Internet (8.8.8.8) do nosso PC e desconectar o roteador mestre (retirando a energia ou desconectando a conexão WAN de alguma forma). Veremos que após perder alguns pings a conexão é restabelecida a partir do roteador de backup. Com um comando arp -a executado quando o roteador Master estava ativo e depois quando não estava mais ativo, podemos ver como o endereço MAC associado ao endereço IP do gateway virtual 192.168.1.253 muda, correspondendo em cada caso ao MAC do saia do roteador para a Internet.

Puedes leer este artículo en inglés en la wiki de Teltonika.

1 estrella2 estrellas3 estrellas4 estrellas5 estrellas (1 votos, promedio: 5,00 de 5)
Loading...