A plataforma RMS da Teltonika funciona através da compra de licenças (créditos). Ao contrário de outros sistemas, a licença não é única ou por tempo determinado ou vinculada a um dispositivo físico, mas devemos adquirir tantas licenças quantos roteadores queremos monitorar e essas licenças serão consumidas indistintamente por todos os roteadores que demos. Alto.
Cada licença dá o direito de monitorar um roteador por um mês
Em outras palavras, se quisermos monitorar 2 roteadores por um ano, precisaremos de 2×12=24 licenças, ou seja, 10 licenças nos permitem monitorar 1 roteador por 10 meses, 2 roteadores por 5 meses ou 10 roteadores por um mês.
O consumo de uma licença por roteador e por mês não permite o uso do RMS Connect, ou seja, não permite acesso remoto a computadores atrás do roteador. Ou seja, só permite o acesso ao roteador.
O serviço RMS Connect é cobrado separadamente. Com cada conta RMS, 5 GB de tráfego gratuito estão disponíveis para acesso remoto a dispositivos atrás do roteador. Esses 5 GB são compartilhados entre todos os roteadores da conta. Uma vez consumidos esses 5 GB, o tráfego é cobrado à taxa de 1 crédito/licença para cada 2 GB, o que significa aprox. 1 EUR por GB de tráfego.
Como as licenças são adquiridas?
As licenças devem ser adquiridas através de um parceiro certificado pela Teltonika. Na data de publicação deste post, em Espanha o único parceiro certificado para a venda de licenças RMS é a DAVANTEL. Informações atualizadas podem ser visualizadas no próprio site da Teltonika em https://teltonika-networks.com/product/rms/# where_to_buy
As licenças podem ser adquiridas em pacotes de diferentes quantidades. Na DAVANTEL, o número mínimo de licenças que vendemos é 10, pois se nossos clientes quiserem testar a plataforma, podem fazê-lo através da licença gratuita de 30 dias que o fabricante oferece com cada roteador adquirido. Na nossa loja online também pode comprar packs de 50, 100 e 250 licenças. Em qualquer caso, se desejar adquirir um número diferente de licenças, pode contactar-nos e faremos-lhe uma oferta personalizada. À medida que aumentamos o número de licenças, o custo por licença diminui.
Como as licenças são ativadas?
Quando compramos um pacote de licenças, recebemos um código de ativação. Para fazer isso, clicaremos em nosso e-mail de registro na parte superior direita e selecionaremos o menu ‘Créditos‘ e no menu subsequente ‘Ativar código‘. Em seguida, inseriremos o código que eles nos forneceram e teremos as licenças ativadas.
UUma vez ativado, podemos vê-lo no menu ‘Histórico de crédito‘.
Finalmente, no menu à esquerda Serviços – Gestão podemos ver os créditos (licenças) que nos restam sem consumir de todos os que temos vindo a cobrar na nossa conta.
Como as licenças são consumidas?
Cada roteador monitorado consome uma nova licença sempre que um período de 30 dias começa. O primeiro período começa quando adicionamos o roteador à plataforma ou quando a licença gratuita de 30 dias do roteador adicionado termina.
Na opção Serviços – Gerenciamento podemos configurar o uso de licenças para cada um dos roteadores adicionados à plataforma. Especificamente, temos três campos:
- LICENSE: permite ativar ou desativar o uso de uma licença manualmente. Quando adicionamos um roteador e o RMS nos atribui uma licença, este campo é ativado automaticamente. De qualquer forma, se o roteador não aparecer ativo, podemos verificá-lo neste campo e ativar a licença manualmente (deslize o botão para ‘ON’)
- MONITORAMENTO: permite ativar ou desativar manualmente o monitoramento do roteador. Se desativarmos o monitoramento, o roteador aparecerá como inativo (cinza). Se ativarmos o monitoramento novamente, o roteador aparecerá online (verde) ou offline (vermelho) novamente em alguns minutos. Essa opção permite economia no consumo de dados pelo roteador não monitorado, mas não impede que o roteador continue consumindo licenças a cada novo período.
- AUTO EXTEND: Este campo permite ativar ou desativar a renovação automática do monitoramento do roteador. Se esta opção estiver ativada, o roteador consumirá uma nova licença quando chegar a data de expiração da licença atual (que também podemos ver na mesma tela). Se, pelo contrário, não tivermos essa opção ativada, o roteador não consumirá uma nova licença e quando chegar a data de expiração, entrará em modo inativo. Usando esta opção, podemos interromper temporariamente o monitoramento do roteador por um ou vários períodos de monitoramento.