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FAQs Teltonika

Mostramos a você um resumo das principais perguntas e respostas que coletamos de nossos clientes sobre a operação e configuração dos roteadores Teltonika.

Questões gerais

Que velocidade de conexão posso esperar do meu roteador?

Os roteadores Teltonika são 3G e também 4G LTE CAT4 e CAT6. De qualquer forma, a velocidade da transferência de dados móveis depende de muitos fatores. Neste artigo, explicamos quais e como melhorá-lo.

Os roteadores dual SIM oferecem o dobro da velocidade?

Não, para aumentar a velocidade precisamos que o roteador tenha mais de um módulo LTE dentro. Os modelos RUT950, RUT955, RUTX09 e RUTX11 possuem dual SIM, mas apenas um módulo LTE. Portanto, o segundo SIM só atua como backup do primeiro em diferentes circunstâncias configuráveis ​​(baixo nível de sinal, perda de conexão de dados ou ter atingido um volume de dados processados).

Apenas o modelo RUTX12 incorpora dois módulos LTE CAT6. Ambos os módulos funcionam com um mecanismo chamado ‘Balanceamento de carga’ ou balanceamento de carga. Neste artigo, explicamos exatamente como funciona e em que casos Dá-nos uma maior velocidade de transferência de dados móveis.

Como funciona a porta RS232/485 nos roteadores Teltonika?

As portas RS232 e RS485 nos roteadores Teltonika têm duas funções básicas:

  • atuar como um servidor de terminal para encapsular o tráfego da porta serial sobre TCP/IP para a porta WAN e para a Internet. Neste caso podemos configurá-lo como servidor TCP, cliente TCP, ambos ou UDP. Este método permite, por exemplo, emular interfaces de console para acesso remoto a equipamentos ou conectar medidores/medidores/dataloggers através de uma porta serial.
  • Atua como um gateway Modbus RTU para Modbus TCP. Nesse caso, podemos conectar um dispositivo com interface serial Modbus RTU ao nosso roteador e poder acessá-lo remotamente através do Modbus RTU pela interface WAN do próprio roteador.

itens obrigatórios

Os 10 erros mais comuns ao iniciar um roteador Teltonika

Leia isso artigo se algo não funcionar com o seu roteador.

Recomendações de segurança para seu roteador Teltonika

Se você quiser evitar ataques e hacks em seu roteador o máximo possível, leia este artigo.

Os 10 melhores ‘Como fazer’ sobre roteadores Teltonika

Todos os anos reunimos num único artigo os How-Tos publicados ao longo do ano. Leia as versões dos 2018 e do 2019 e 2020

Onde posso encontrar as últimas versões de firmware para o equipamento?

Você tem todos eles no wiki de Teltonika. Basta selecionar o modelo do seu roteador ou gateway e clicar na opção Downloads de firmware. Nesta página você encontrará a versão mais recente do FW disponível, bem como o changelog com correções de bugs e novos recursos.

empre recomendamos atualizar seu roteador para a versão mais recente. E lembre-se que se você tiver muitos roteadores instalados, poderá atualizá-los todos automaticamente com apenas alguns cliques usando a plataforma RMS.

Não sei configurar uma funcionalidade no roteador

Como posso definir a porta WAN RJ45 como outra porta LAN?

Se você não precisar conectar o roteador a outro roteador através da porta WAN RJ45, poderá usar essa porta como outra porta LAN para conectar mais dispositivos atrás do roteador. Para fazer isso, você deve primeiro desabilitar a interface com fio como WAN primária e depois configurá-la como LAN. Explicamos a você nestes artigos para o Famílias RUT2XX e RUT9XX e também para a família RUTX

Como habilitar o acesso remoto ao roteador?

Primero recuerda que para poder acceder remotamente al router, éste debe tener una IP pública y accesible desde Internet. Puedes verificarlo siguiente los pasos de este artículo

Em segundo lugar, você deve ativar o acesso remoto por HTTP/HTTPS que está desativado. Para fazer isso, selecione o menu Sistema – Administração – Controle de Acesso e marque a opção Habilitar acesso HTTP remoto. Em seguida, salve as alterações.

Como posso abrir as portas no roteador?

SSe você tiver um IP público e acessível, poderá abrir as portas no roteador para acessar as máquinas por trás dele usando o encaminhamento de porta. Neste artigo, explicamos como fazê-lo.

Como configuro o balanceamento de carga no RUTX12 para aumentar a velocidade da minha conexão com a Internet?

Antes de tudo, lembre-se de que o Load Balancing não dobra a velocidade da conexão e que, mesmo em conexões individuais, como fluxos de vídeo, não permite aumentar a velocidade. Você pode ver como o balanceamento de carga funciona neste artigo.

De qualquer forma, se você tiver várias conexões simultâneas no roteador e quiser aumentar a velocidade, poderá ativar o balanceamento de carga no roteador seguindo as etapas descritas neste vídeo tutorial.

Como configurar meu roteador como servidor NTP para dar tempo a outros computadores conectados à sua LAN?

Todos os roteadores Teltonika funcionam como cliente NTP e servidor NTP. Como cliente NTP, eles tomam o tempo dos servidores NTP na Internet, mas aqueles modelos que incorporam um GPS como o RUT955 e o RUTX podem obter a referência de tempo dos satélites GPS com maior precisão e não dependendo da disponibilidade do Conexão de internet. Neste artigo, explicamos como configurar um RUT955 como um servidor NTP via GPS.

O que é ping-reboot e como configurá-lo?

O ping reboot é um mecanismo que o roteador incorpora e que permite que ele se reinicie automaticamente quando perde a conexão com a Internet, evitando que seja bloqueado. Consiste em definir um IP na Internet (8.8.8.8 por padrão) para o qual o roteador pinga a cada certo tempo. Se você não obtiver uma resposta, o dispositivo será reiniciado. Neste artigo explicamos como configurá-lo.

Se você já tem a reinicialização do ping ativada, mas seu roteador parece não funcionar, você também pode enviar um SMS para retornar o estado ou redefini-lo.

Posso conectar equipamentos ao meu roteador com endereços diferentes?

Embora não seja comum, se você possui computadores cujos endereços IP não podem ser alterados e deve conectá-los todos ao seu roteador, pode fazê-lo através do IP Aliasing. Esta opção permite definir diferentes faixas de endereços na LAN do roteador para que ele atue como gateway para todos eles. Você pode expandir as informações neste artigo

Como configurar o APN no RUTX, RUT360 ou RUT9XX com FW 07.XX?

Se você não quiser usar o AutoAPN e precisar configurar manualmente o APN e outros parâmetros do SIM, siga os passos abaixo:

  • Altere o modo de interface web de BASIC para ADVANCED clicando no texto BASIC no canto superior direito da tela
  • Acesse o menu Rede – Interfaces e na linha MOBxxxx clique no lápis
  • Em seguida, desmarque a opção AutoAPN, na caixa suspensa APN, marque a opção Custom e então podemos inserir manualmente o APN, bem como os valores de autenticação, incluindo o nome de usuário e a senha.

Problemas ao acessar remotamente o roteador ou computadores atrás do roteador

Abri as portas no roteador, mas não consigo acessar as máquinas por trás dele

  1. Certamente seu SIM não possui um IP público ou acessível, para verificar isso você pode ler isto artigo
  2. Certifique-se de ter seguido o procedimento adequado para configurar as regras de encaminhamento de porta no roteador. Você pode ver nosso videotutorial ou também o wiki da Teltonika
  3. Certifique-se de que nas máquinas atrás do roteador você configurou o endereço IP da LAN do roteador como gateway (192.168.1.1 por padrão)

Meu roteador tem um IP estático e acessível, mas não consigo acessar o servidor web do roteador

Antes de tudo, certifique-se de que o IP do seu roteador esteja realmente acessível, pois ele pode ser público, mas não acessível. Você pode verificá-lo no seguinte artigo

Em segundo lugar, você deve habilitar o acesso remoto via HTT/HTTPS. Para isso, acesse o menu Sistema – Administração – Controle de Acesso e marque a opção

Networking rutos faq remote webui access v1.png

Problemas de VPN

Qual é a diferença entre RMS e uma conexão ou serviço VPN?

O serviço RMS da Teltonika permite que você sempre acesse a web ou a interface de comando do roteador. Da mesma forma, permite receber alertas, atualizar o FW para um conjunto de roteadores com apenas alguns cliques ou armazenar informações históricas do roteador (cobertura, dados, posição, etc.) e exibi-las em uma interface gráfica. Além disso, através do serviço RMS Connect também permite acessar máquinas atrás do roteador por meio de protocolos HTTP/HTTPS/DRP/VNC.

Pelo contrário, uma conexão VPN oferece apenas um serviço de conectividade. Através de uma VPN você sempre pode acessar o roteador remotamente e dependendo do tipo de serviço você pode acessar máquinas atrás do roteador seja através de Port Forwarding ou diretamente através do IP dessas máquinas. Se você quiser saber mais detalhes do serviço VPN que vendemos, você pode ver isso artigo .

O que devo configurar no roteador, cliente ou servidor VPN?

A menos que você tenha um SIM com um IP público e acessível, você deve configurar um cliente VPN no roteador e o servidor VPN deve ser montado em outro roteador ou máquina que tenha um IP público (fixo ou dinâmico) e acessível.

Não consigo fazer com que o roteador se conecte ao meu servidor OpenVPN

Se o seu roteador não se conectar ao servidor OpenVPN, você pode realizar as seguintes verificações

  1. Certifique-se de que seu servidor tenha um IP público e acessível e que a porta que você escolheu para a VPN (1194 por padrão) não esteja bloqueada em nenhum roteador intermediário e mapeada para o servidor OpenVPN
  2. Certifique-se de que o servidor e o cliente OpenVPN tenham a data e hora corretas para a validade dos certificados
  3. Certifique-se de ter gerado corretamente todas as chaves e certificados. Você pode revisar vários artigos do nosso blog
  4. Se você ainda não conseguir se conectar, verifique o log do servidor OpenVPN e o log do sistema no roteador (Sistema – Administração – Solução de problemas) para mensagens de erro.

Dúvidas sobre o serviço VPN

¿Qué tipo de servio VPN necesito: Lite o Dedicado?

Depende do endereçamento que você deseja dar às máquinas por trás do roteador e do tipo de conexões que deseja fazer. Você pode ver os prós e contras de cada um deles no seguinte artigo.

Como configuro o serviço VPN?

No router só terá de carregar o ficheiro ovpn que lhe fornecemos e se não aceder através de D-NAT também terá de instalar OpenVPN no seu computador e smartphone e carregar o ficheiro ovpn que também lhe forneceremos. No seguinte artigo explicamos como fazê-lo.

Também publicamos uma série de Perguntas frequentes para este serviço

Quanto custa o serviço VPN?

O serviço VPN é cobrado mensalmente:

  • O serviço VPN-Lite custa EUR 5,00/mês por roteador. Este serviço também inclui acesso através do OpenVPN a partir de um computador ou smartphone. Roteadores podem ser adicionados por um adicional de EUR 5,00/mês.
  • O serviço VPN Dedicado custa EUR 40,00/mês e permite o acesso a até 10 roteadores. Roteadores podem ser adicionados por um adicional de EUR 4,00/mês

Problemas de RMS

Adicionei meu roteador, mas ele não aparece em verde como ‘online’

Os roteadores possuem um algoritmo para se conectar com o servidor RMS do tipo adaptativo para minimizar o consumo de dados. Se já se passaram mais de 14 dias desde que você instalou o roteador e você nunca o registrou no RMS, o algoritmo entra em ‘standby’ enviando uma solicitação de conexão ao RMS a cada 6 horas. Portanto, você pode ter que esperar muito tempo. Se você quiser forçar a conexão, você pode se conectar localmente ao servidor web do roteador na opção Sistema – Administração – RMS e clicar no botão Conectar para forçar a conexão manual ao RMS.

¿Cómo funcionan las licencias en RMS?

Para usar o RMS, as licenças devem ser adquiridas. Ao contrário de outros serviços, a licença não é associada a um roteador por um determinado período. No RMS é muito mais flexível. Cada licença permite o monitoramento de um roteador por um mês. Finalizado este mês e se não desabilitarmos a extensão automática, nosso roteador consumirá outra licença que temos disponível. Explicamos como as licenças funcionam neste artigo.

O que é RMS Connect?

O RMS connect é um módulo dentro do RMS (não pode ser usado sem o RMS) que permite acesso remoto via HTTP/HTTPS/RDP/VNC a máquinas atrás do roteador. Ele é cobrado pelo tráfego independentemente do RMS, mas consumindo licenças do RMS (outros tipos de licenças não devem ser adquiridos). Explicamos como funciona no seguinte artigo.

Como os links funcionam para acesso remoto a roteadores e máquinas por trás deles?

Para acesso aos roteadores e máquinas por trás deles, o RMS gera links como URLs nos quais podemos definir a duração ou expiração. Esses links podem ser compartilhados fora do aplicativo RMS para que nossos clientes ou funcionários possam ter acesso remoto ao equipamento.

Por motivos de segurança, é recomendável não compartilhar esses links fora do RMS ou dar-lhes uma duração excessiva, pois eles são projetados principalmente para permitir o acesso remoto no momento de sua geração.

Esses links podem expirar automaticamente se o roteador perder a conexão com a Internet. Se às vezes eles não funcionarem, nós os reconstruiremos.

Como ativo o código das licenças que adquiri?

Você deve clicar no seu e-mail de usuário no canto superior direito e depois na opção Créditos – Ativar código. Em seguida, copie o código recebido e você terá suas licenças ativas.

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¿Dónde puedo comprar las licencias RMS?

A DAVANTEL é um distribuidor autorizado das licenças RMS da Teltonika (nem todos os distribuidores de produtos Teltonika podem vender licenças RMS). Pode comprá-los na nossa Loja Online ou solicitando um orçamento pelos canais habituais. O número mínimo de licenças que vendemos é 10 devido a custos administrativos.

Dúvidas sobre garantia, RMA e devoluções

Posso verificar o roteador antes de enviá-lo para reparo?

Às vezes é possível recuperar um computador que não responde ou que não podemos acessar atualizando o firmware através do menu do bootlader. Pincha en este artículo para ver como fazê-lo.

Que garantia têm os produtos Teltonika?

A Teltonika garante seus produtos como padrão por um período de 2 anos. A extensão da garantia pode ser solicitada através da DAVANTEL até um máximo de 5 anos. Esta prorrogação só poderá ser solicitada antes da compra do equipamento e implicará um aumento de preço a consultar no momento do pedido.

Tenho um problema com um equipamento, como posso solicitar um RMA?

Antes de enviar qualquer equipamento para revisão e/ou reparo, você deve solicitar uma RMA (Autorização de Devolução de Mercadoria) conosco. Para fazer isso, você pode usar o seguinte formulário.

Uma vez recebido o formulário, entraremos em contacto consigo indicando se deve fazer alguma verificação prévia, os acessórios que devem ser incluídos com o equipamento e dando-lhe o número de RMA.

Se o equipamento precisar ser reparado, quanto tempo pode demorar e quem paga os custos de envio?

A DAVANTEL pode recuperar e reparar algumas avarias, mas por vezes temos de enviar o equipamento defeituoso ao fabricante Teltonika para reparação. Neste caso, a devolução do equipamento reparado pode demorar entre 4 a 8 semanas porque se tiver uma instalação crítica, recomendamos que tenha algum equipamento de reserva.

Os custos de envio do equipamento danificado para a DAVANTEL são suportados pelo cliente. Os portes de envio ao fabricante e o envio ao cliente do equipamento reparado são da responsabilidade da DAVANTEL