O RMS incorpora dois recursos para acesso remoto a máquinas ou dispositivos por trás de roteadores Teltonika: RMS Connect e VPN RMS. Explicamos brevemente as diferenças e semelhanças de ambos os sistemas.
Diferenças
- O RMS Connect permite, para cada conexão, apenas uma porta TCP ser usada em determinados aplicativos (HTTP(80), HTTPS(443), RDP(3389), VNC(5900), SSH(22), TELNET(23). ..). Embora possamos configurar o número da porta, a conexão RMS só nos permite emular esse tipo de conexão e sempre em uma interface de navegador da web. Pelo contrário, o RMS VPN nos permite acessar diretamente o IP do nosso dispositivo remoto atrás do roteador em qualquer porta TCP ou UDP.
- O RMS Connect permite, para cada conexão, acesso a um único dispositivo. Pelo contrário, o RMS VPN permite que vários dispositivos atrás de vários roteadores ou vários computadores sejam adicionados ao mesmo HUB, pois todos são clientes da mesma VPN e têm acesso uns aos outros.
- O RMS Connect permite acesso remoto por meio de qualquer navegador usando um link de URL. Este link tem uma validade limitada no tempo e devido à sua sintaxe é difícil de compartilhar e impossível de lembrar. Pelo contrário, o RMS VPN requer a instalação do pacote OpenVPN em nosso computador para se conectar à rede VPN como cliente VPN. Essa ‘inconveniência’ nos oferece maior segurança ao mesmo tempo, pois sem os certificados e chaves contidos no arquivo ovpn gerado pela plataforma, é impossível acessar a VPN e, portanto, nossos dispositivos. Poderíamos dizer que o RMS Connect é mais adequado para fornecer a terceiros acesso ocasional a um dispositivo dentro dos aplicativos permitidos, enquanto o RMS VPN é mais adequado para acesso seguro a vários dispositivos.
Semelhanças
- Cobrança. Tanto o RMS Connect quanto o RMS VPN são cobrados por uso, o que significa que você paga apenas pelo tráfego em conexões para acesso remoto a dispositivos atrás do roteador. Com cada conta RMS a Teltonika nos dá 5GB de tráfego e a partir daí cada 2GB adicional consome 1 crédito RMS, ou seja, um custo de aprox. 1 EUR por GB de tráfego
- O acesso a dois dispositivos com o mesmo endereço IP deve ser feito de forma independente. No RMS Connect por meio de duas conexões diferentes e no RMS VPN por meio de dois HUBs independentes.
Se você quiser mais informações, você pode ler os seguintes artigos (en espanhol).