Embora os sensores ou dispositivos que conectamos atrás do nosso roteador não enviem dados para a nuvem, o próprio roteador conecta-se a diferentes serviços na Internet e consome certa quantidade de dados da nossa franquia móvel. Neste artigo, explicamos como desativar ou ajustar algumas configurações para minimizar esse consumo de dados.
Desativa o acesso cloud ao RMS
Se você não está utilizando o serviço cloud RMS do fabricante, pode desativá-lo. Vá ao menu Services – Cloud Solutions – RMS e em Connection type selecione Disabled. Esta opção vem habilitada por padrão, fazendo com que o roteador tente periodicamente conectar-se ao servidor RMS na nuvem para verificar se foi registrado e enviar informações de status periodicamente. A periodicidade das conexões vai se espaçando ao longo do tempo de forma inteligente quando o roteador assume que não foi registrado na plataforma RMS, passando do estado Enabled para Standby, mas ainda assim mantendo um consumo mínimo de dados.

Em qualquer caso, lembre-se de que, se desativar o acesso RMS, perderá a oportunidade de acessar remotamente o roteador, mesmo que seu cartão SIM não tenha um IP público ou seu equipamento esteja atrás de algum outro roteador ou firewall. Portanto, desative o RMS somente se você dispuser de algum SIM com APN privado dentro de uma VPN com acesso por meio de algum outro mecanismo ou se tiver alguma outra forma de acessar remotamente o roteador através de algum dispositivo localizado atrás dele.
Desativa as verificações de atualizações de FW (FOTA)
As siglas FOTA correspondem a ‘Firmware Over The Air’ e é um sistema que permite ao router atualizar seu firmware de forma remota sem a necessidade de carregar manualmente o arquivo com a nova versão. Todos os routers Teltonika possuem essa opção por padrão, o que, em combinação com os avisos através da interface web, nos permite saber a qualquer momento se existe uma versão de firmware mais recente para o nosso dispositivo.
Embora recomendemos sempre manter o FW do seu dispositivo atualizado, podemos desativar esta opção e consultar na wiki da Teltonika a última versão disponível para o nosso modelo de roteador, baixar o arquivo e depois carregá-lo manualmente no nosso dispositivo para sua atualização.
Para desabilitar o FOTA iremos ao menu System – Firmware – FOTA Settings e o desabilitaremos.

NOTA: embora a funcionalidade FOTA esteja habilitada no roteador, ele nunca iniciará qualquer download ou atualização de forma autônoma. Sempre teremos que ordenar a atualização através da interface web, RMS ou por SMS.
Aumenta o tempo de verificação do Auto Reboot
Sempre recomendamos ativar o Auto Reboot. Este mecanismo permite ao roteador detectar quedas no acesso à Internet por meio das respostas de ping periódicas para alguns endereços IP públicos, como os DNS do Google em 8.8.8.8. Por padrão, são enviados pings a cada 5 minutos. Se quisermos minimizar esse tráfego, podemos ajustá-lo para um intervalo maior, como 30 minutos ou 1 hora, embora devamos ter em mente que, nesse caso, o roteador pode ficar inoperante por mais tempo em caso de perda da conexão com a Internet.

Revise outras funcionalidades que possam estar consumindo dados
Se você continuar observando um consumo excessivo de dados, verifique os seguintes elementos:
- verifique se você não tem nenhuma VPN ativada. todas as conexões VPN geram tráfego de forma contínua mesmo que não sejam transmitidos dados de usuário de ponta a ponta para manter os túneis ativos (keep-alive)
- revisa se não tens ativada alguma opção de reporting como servidor syslog ou reporte de eventos
- verifique se você não carregou nenhum script manualmente que esteja gerando tráfego para a Internet
Ative o TCPDUMP para o diagnóstico do uso de dados
Se depois de revisar todos os pontos anteriores você ainda observar um consumo excessivo de dados, pode ativar a opção TCPDUMP para capturar todo o tráfego através da interface móvel. O tráfego capturado pode ser baixado em um arquivo ncap que você poderá visualizar e analisar com uma ferramenta como o Wireshark. Este arquivo permitirá verificar os protocolos com base na porta TCP ou UDP da conexão (NTP, DHCP, HTTP, etc.), assim como os endereços de destino. Lembre-se que essa opção deve ser ativada temporariamente, pois gera um arquivo muito volumoso que é armazenado localmente na memória RAM do roteador.